sábado, 7 de maio de 2011

RUSH - FLY BY NIGHT (1975)

Olá Pessoal, vou postar hoje sobre uma banda de excelentes músicos, inspiração para muitos, e eles tem até um dvd gravado no Brasil na cidade do Rio de Janeiro. Pra quem não conhece, ouça e veja o que os caras fazem em três: RUSH.


COMO TUDO COMEÇOU:
A formação original da banda, em Setembro de 1968, contava com o baixista e vocal Jeff Jones, o baterista John Rutsey e Alex Zivojinovich (guitarra e vocais de apoio), mais conhecido pelo nome artístico Alex Lifeson. O irmão de Rutsey sugeriu o nome Rush batizando e, assim, decretando o início da história de um nome de sucesso. Ainda no mesmo ano, Jones foi substituído por um amigo de Lifeson, Gary Lee Weinrib - conhecido pelo nome artístico de Geddy Lee. Sem apoio de gravadoras, lançaram seu primeiro disco independente em 1974, Rush. A popularidade da banda ficou circunscrita à região de Ontário até que o álbum, distribuído pela Moon Records, foi adotado pela rádio Ohio. Esse álbum, mais tarde foi redistribuído pela Mercury Records.
No início da turnê, John Rutsey saiu da banda pois, conforme os produtores, ele não teria condições de saúde para seguir adiante, uma vez que tinha diabetes. Então, duas semanas antes do início da turnê, Neil Peart “assumiu” as baquetas, criando a terceira e última formação da banda, que se mantém até hoje. Peart é considerado um dos melhores bateristas do mundo. Ele também se responsabilizou pela composição das letras, muito influenciadas por poesia clássica, literatura, ficção científica, e ainda, pela obra e filosofia de Ayn Rand, que marca, por exemplo, a canção "Anthem" do próximo álbum, Fly By Night. A repercussão do primeiro álbum nas rádios estado-unidenses chamou atenção da gravadora Mercury.
Em 1975, foi lançado o segundo álbum, Fly by Night, já contando com Neil Peart na composição das faixas. A banda começou a mostrar o rock progressivo, pelo qual ficou famosa, se afastando do hard rock e do blues, e criando arranjos e letras mais complexas. Ainda no mesmo ano foi lançado o álbum Caress of Steel, mais voltado para o progressivo e considerado por muitos como o mais subestimado. Sofreram, entretanto, alguma pressão para que mudassem o seu estilo, fazendo composições de menor duração e mais comerciais

Fly by Night é segundo álbum de estúdio da banda, lançado em 15 de Fevereiro de 1975, neste álbum, Neil Peart assume as baquetas, e parte das letras da banda. É a partir deste álbum que a banda deixa de lado o hard rock blues, e assume aos poucos sua verdadeira forma, o rock progressivo.
SOBRE O VINIL:
Disco original da época de 1975 na sua versão nacional (Brasil).




VINIL EM AÇÃO:


A Pit Bull que aparece no video é a Mauanna, que esta sempre comigo quando faço os videos do blog, e tambem toma conta da minha coleção quando não estou por perto ...rs

Este post eu dedico ao meu amigo Ton Pastorello, que é um grande fã da banda.

Um comentário:

  1. Faala garoto, esta ótimo o blog ainda mais com esse power trio que sou suspeito em dizer....

    ResponderExcluir