sexta-feira, 5 de agosto de 2011

RAINBOW - RITCHIE BLACKMORE'S RAINBOW - 1975/2010

Eai Pessoal, blz?
Vou postar hoje sobre o Rainbow, que esta entre minhas bandas favoritas no mundo rock and roll, ainda mais com Dio nos vocais e Ritchie Blackmore na guitarra. Adoro o som dos caras, ainda mais o desse disco que vou postar hoje, que é o primeiro album dessa "união" entre os caras. Vou contar um pouco da histório do Rainbow da fase com o Dio nos vocais:

O Rainbow começou em 1975 como um projeto do lendário Ritchie Blackmore, ex-guitarrista do Deep Purple, que chamou para acompanhá-lo os integrantes de uma até então praticamente desconhecida banda Elf. O nome escolhido para a banda foi Ritchie Blackmore's Rainbow (para aproveitar a fama do ex-Deep Purple), mais tarde mudado para apenas Rainbow. Possivelmente este nome foi tomado de um clube de Los Angeles em que Blackmore e a banda Elf costumavam tocar (o Elf havia feito a abertura de algusn shows do Deep Purple).
A formação inicial, que gravou um disco com o nome de Ritchie Blackmore's Rainbow, contava com Ronnie James Dio no vocal (segundo vocalista do Black Sabbath e que mais tarde viria a seguir uma bem sucedida carreira solo), Craig Grubber no baixo, Gary Driscoll na bateria e Mickey Soule nos teclados. Obviamente sendo uma banda de músicos experientes e conhecidos não tiveram que galgar degraus em sua carreira, se tornando imediatamente aceita pelos fãs do hard rock europeu (posição que seria mudada mais tarde com a mudança da banda para os Estados Unidos e a escolha pela música que agradasse ao público americano).
Os egos gigantescos de Blackmore e Dio rapidamente gerariam atritos com os outros componentes. Logo após a gravação do primeiro disco houveram diversas mudanças de formação. A banda viria a se estabilizar novamente com Cozzy Powell na bateria (mais tarde no Black Sabbath), Jimmy Bain no baixo e Tony Carey nos teclados. Com esta formação lançaram um álbum ao vivo (On Stage) e o segundo álbum de estúdio da banda, Rainbow Rising, em 1976. Esta formação foi a mais duradoura da banda e a mais aclamada pelo seu público antigo.
O próximo álbum a ser lançado seria Long Live Rock and Roll, em 1978. Com certeza o mais difícil da carreira da banda, pois após o início das gravações seguiram-se problemas entre Blackmore e os outros integrantes. Jimmy Bain é demitido e seu substituto, Mark Clark, dura apenas algumas semanas na banda, sendo logo substituído por Bob Daisley (que viria a tocar com Uriah Heep, Gary Moore, Black Sabbath, Ozzy Osbourne e Yngwie Malmsteen). Como Bob foi contratado apenas para a turnê o próprio Blackmore gravou o baixo no disco. Tony Carey também foi substituído por David Stone. Após uma curta turnê a banda se separa oficialmente e Dio inicia sua bem sucedida carreira solo (acompanhado pelo baixista Jimmy Bain). Aparentemente Blackmore desejava seguir uma musicalidade menos clássica, fazer canções mais assimiláveis pelo mercado americano, abandonar a temática medieval e fazer canções românticas, tendo sido apoiado apenas por Cozy Powell.
Em 1980 Blackmore reformulou a banda, lançando Down to Earth, com Cozy Powell na bateria, Roger Glover no baixo, Don Airey nos teclados e o desconhecido Graham Bonnet nos vocais. A mudança no som da banda prova ter sido válida pelo menos comercialmente e o Rainbow inicia sua fase de maior vendagem. Após a saida de Cozzy Powell (substituído por Boby Rondinelly, que mais tarde iria para o Black Sabbath) e a entrada de Joe Lynn Turner (que mais tarde participaria do Deep Purple) no lugar de Grahan Bonnet lançam em 1981 um outro álbum no mesmo estilo. A mesma formação (incrível) lança Straight Between the Eyes em 1983 e após a substituição de Boby Rondinelly por Chuck Burgi lançam Bet Out Of Shape em 1984.
Em virtude da reunião do Deep Purple em 1985 a banda Rainbow foi extinta até o lançamento de Stranger in Us All de 1995. O disco deveria ser um trabalho solo de Blackmore mas o apelo de usar o nome Rainbow foi maior. A banda formada por Doogie White nos vocais, Greg Smith no baixo, John O'Reilly na bateria e Paul Morris nos teclados, embora não apresentasse nenhuma ligação com a banda antiga (a não ser o guitarrista, claro) foi batizada novamente de Ritchie Blackmore's Rainbow. Chuck Burgi (antigo baterista) participou da turnê que se seguiu.

Segue agora alguma informações e fotos do Disco de Vinil RITCHIE BLACKMORE'S RAINBOW :

Ritchie Blackmore's Rainbow é o álbum de estreia lançado pela banda Rainbow. Neste as canções são marcadas pelo estilo característico do guitarrista e fundador da banda Ritchie Blackmore combinado com o ótimo vocal de Ronnie James Dio. A faixa de abertura "Man On The Silver Mountain" resume muito bem a musicalidade da banda, começando com um riff de guitarra que depois é seguido pela entrada dos demais instrumentos e o vocal. As letras do álbum são predominantemente de temática fantástica, falando de reis, castelos e entidades místicas. As canções "Black Sheep Of The Family" e "Still I'm Sad" são covers das bandas Quatermass e Yardbirds respectivamente.

Este disco de Vinil é importado, sendo uma reedição do disco de 1975, essa versão é de 2010. O video que segue após as fotos é do proprio vinil sendo tocado pela primeira vez.




















Segue agora o video do vinil em ação como sempre:




Bom, vou postar uma foto aqui hoje, e daqui pra frete todas vez que a minha companheira de gravações estiver comigo. Quando eu estou fazendo os videos para o blog, normalmente ela sempre está ali deitada no meio do caminho, ou sentada olhando curiosa o que eu estou fazendo. Alem disso, quando eu não estou em casa, quem toma conta da minha coleção é ela MAUANNA minha Pitbull de estimação.



Bom, espero que tenham gostado e até a próxima.

Este Post eu dedido as minhas 5 cachorras: Milla, Babi, Mauanna, Micaella e a Charlotte.



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

LYNYRD SKYNYRD - From One More For The Road (LIVE)

Bom pessoal, vou postar hoje sobre o LYNYRD SKYNYRD, formada em meados de 1964, na cidade de Jacksonville, sul da Flórida. Banda que teve um triste acontecimento em 1977, onde veio a perder quase todos os integrantes da banda em um acidente de avião. O Disco que vou falar é o ao vivo One More From The Road", lançado em 1976, e essa versão que tenho é original da época e prenssado nos EUA.


Porque o nome LYNYRD SKYNYRD ??

O nome Lynyrd Skynyrd surgiria um pouco mais tarde. Durante um show, Ronnie Van Zant anunciou a banda com o nome de Leonard Skinner - o famigerado instrutor de ginástica dos então estudantes Ronnie, Gary e Bob na Robert Lee High School em Jacksonville, que vivia dando suspensão aos garotos por causa dos seus longos cabelos, comportamento que se chocava contra as rígidas normas da escola.
"Nós somos (a banda) One Percent, mas vamos mudar nosso nome esta noite. Todos que quiserem que mudemos para Leonard Skinner, aplaudam!", disse Ronnie. A platéia conhecia o professor e aprovou o nome no ato. Em seguida, os membros substituíram as vogais por Y, segundo Gary, "para preservar a identidade do culpado".

O professor de educação física Leonard Skinner, que deu o nome à banda americana de rock sulista Lynyrd Skynyrd, morreu dia 20/09/2010 segunda-feira em Jacksonville, na Flórida, aos 77 anos. Skinner, que sofria de Mal de Alzheimer, morreu durante o sono, conta a sua filha Susie Moore.
Ele trabalhava na escola Robert E. Lee, em Jacksonville, no final dos anos 60, quando mandou um grupo de alunos para a diretoria porque seus cabelos estavam muito compridos. Aqueles estudantes mais tarde batizariam a sua banda com uma variação do nome de Skinner.


Curiosidades:

Há uma citação ao Skynyrd no filme "Con Air". Rola "Sweet Home Alabama" no avião na qual estão os criminosos e um deles, o hilário psicopata interpretado por Steve Buscemi, comenta da "ironia" de um bando de malucos (os bandidos) dançarem dentro de um avião a música de uma banda cujo avião caiu.

"Freebird" é a útima música a ser tocada no jogo de video game Guitar Hero II (PS2/XBox 360). A música é tão difícil que o jogo pergunta várias vezes se o jogador quer realmente se arriscar a tocá-la. (Eu tenho o jogo e já joguei varias vezes esse som no Guitar Hero II)


Uma Fotos da Banda antes do acidente de 1977:






Bom, agora vou postar as fotos e detalhes do disco mencionado acima:






























Agora um video do vinil em ação:




Este Post eu dedico aos meu amigo Leo Casela da Rádio Maligna, que é fã da banda!

Até à próxima